sexta-feira, 27 de maio de 2011

domingo, 20 de março de 2011

Scarification

A scarification é a utilização de cicatrizes como meio de adorno do corpo. Apesar de ainda não ser muito vulgar hoje em dia, esta prática é bastante comum em tribos. Sem as cicatrizes de passagem, o indivíduo não era considerado adulto, nao podia casar nem fazer parte do "comércio" entre membros da tribo, não podia cantar musicas cerimoniais nem soprar o didgeridoo em cerimónias funerárias. O branding - marcação feita através de queimaduras - também faz parte desta prática.






Shaping

Shaping consiste, no seu conceito mais amplo, em quaisquer modificações não naturais da forma humana. Foot binding e head shaping podem ser consideradas práticas mais especificas de shaping.
Vamos dar o exemplo da cintura. Esta já foi forçada a mudar a forma através do uso de cintos ou corpetes ao longo dos tempos. A esta prática chama-se tight-lacing, e tanto é praticada por mulheres como por homens. O processo pode demorar até seis meses, pois é necessária a constante utilização do corpete (ou cinto) para haver uma ordenação progressiva dos orgãos internos e gordura corporal.



Foot Binding e Head Shaping

Originada na China no séc. XVII e aplicado nas jovens raparigas, o foot binding  consiste  em envolver o pé com uma tira de pano (quando as raparigas ainda eram meras crianças), de forma a impossibilitar o crescimento e desenvolvimento dos pés. Uma mulher com pés grandes jamais seria considerada atraente.

















Head shaping tem basicamente o mesmo conceito que foot binding, mas a sua prática não é tão desumana quanto esta ultima. Primeiro, o enfaixamento do crânio começa quando o bebé tem um mês de idade, e devido a productos naturais para amaciar a sua cabeça, não causa dor alguma. As formas dos crânios variam de tribo para tribo - tanto podem ser alongadas, como achatadas......




Piercing

Piercing refere-se ao acto de cortar ou furar o corpo, onde são então colocados adornos, normalmente de metal esterilizado. Piercings são tradicionalmente usados por tribos aborígenes.



Tatuagem

A tatuagem ou a dermopigmentação é a arte de pintar o corpo permanentemente através da ajuda de uma agulha. A primeira prática foi praticada no Egipto, entre 4000 e 2000 a.C.. Antigamente, estas agulhas eram feitas com ossos finos que penetravam a pele com a ajuda de um martelinho. Só em 1891 é que foi criado o primeira aparelho eléctrico para fazer tatuagens.




Henna

Henna é um corante extraído duma planta (lawsonia inermis) que serve tanto para colorir o cabelo, unhas, couro ou lã, como para fazer pintura corporal. Ao contrário da tatuagem permanente, esta apenas dura de alguns dias a um mês. A cor deste corante é castanho-avermelhada.




sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Paint Up

Paint Up é a pintura do corpo com tintas especiais. Algumas tribos aborígenes utilizavam a pintura como meio de comunicação durante os seus rituais, nos quais, através da inalação de fumos, os indivíduos viviam experiencias “fora do corpo”. Neste caso, o Paint Up faz parte de uma cultura e tradição milenar.
Hoje em dia, o Paint Up é uma forma de criar arte, na qual o corpo humano é a tela… Temos dois artistas desta modalidade para vos mostrar: W. Veríssimo (Brasil) e Craig Tracy (Nova Orleans).



 

Body Art

O que é Body Art ?
Sempre que decoramos ou mdificamos o nosso corpo, seja através de piercings ou tatuagens, ou mesmo pintando-o, estamos a praticar Body Art.
Body art é composto por várias práticas diferentes, existentes há milhares de anos.
Algumas dessas práticas são:
Deixamo-vos com algumas fotos